2003-07-27

SOBRE CUBA ... (retirado do folheto electrónico de Agosto de TRIBUNA SOCIALISTA)

"Em Cuba, Bush e Fidel Castro parecem empenhados em prosseguir com o sofrimento do povo cubano. Com um bloqueio injustificável e sinónimo de puro acto dictatorial e imperial, por um lado, e, com a incapacidade de retomar o verdadeiro Curso e rumo da Revolução Cubana, por outro lado! A solidariedade com o Povo Cubano, contra o bloqueio imperialista, e, contra o totalitarismo castrista, têm de prosseguir!
Democracia e Socialismo são a alternativa para trazer de volta a Revolução Cubana e para dar ao continente americano outro rumo e outra vida!"

Esta posição do TRIBUNA SOCIALISTA tem gerado várias críticas de sectores ligados ao PCP e também a diversas correntes trotsquistas.
Qual deverá ser a posição da esquerda face a Cuba?
Será que não é possível ser de esquerda e ser oposição a Fidel?
Será que ser oposição é ser "automáticamente" pró-americano ou "reacionário"?
Será que é possível considerar Fidel como "socialista" ou como "comunista"?
Será que são "aceitáveis" as execuções de oposicionistas ou a inexistência de liberdades políticas, numa perspectiva socialista?
Será que Fidel é "intocável" só porque Cuba sofre um bloqueio imperialista de décadas?
O debate sobre Cuba deve mobilizar a esquerda. Sobre Cuba, na opinião do TRIBUNA SOCIALISTA, não deve ser levantado um bloqueio de silêncio por parte das correntes da esquerda pró-Fidel, tal como sucedeu com essas mesmas correntes, no passado, relativamente à URSS e a Estaline.
O debate é uma exigência!