2003-08-01

PARA PENSAR UM POUCO ... APESAR DE ESTARMOS EM AGOSTO!!

Está convencionado que Agosto é um mês de férias. E pronto! Embora se saiba que as misérias deste Mundo liberal não escolhe "férias" ... duram sempre!
Vale a pena pensar um pouco no seguinte, tentando descobrir formas de agir. O importante é mesmo agir, não nos deixarmos acomodar.
As trabalhadoras da BAWO conseguiram retomar os seus postos de trabalho! Uma delas em declarações a um dos canais de televisão dizia com a convicção a que a força das suas palavras convidam: VALE A PENA LUTAR; SEM LUTA NADA SE CONSEGUE! De facto, não é preciso dizer muito mais. Só acrecentar: ... e as trabalhadoras souberam estar unidas!
O triste espectáculo de um poder judicial que se desculpa com "leis mal feitas por políticos" continua. Continuam as escutas telefónicas com direito a divulgação na imprensa escrita e televisionada. E ainda falam em segredo de justiça!... Não se sabe se as consequências de tudo isto será nada se fazer contra a pedofilia ou então, ao mesmo tempo ou não, tramar pública e eternamente uns quantos só porque são poderosos... mas será que todo este triste espectaculo se pode resolver com Manifestos ou jantares presidenciais? Não seria mais eficaz apostar numa forma de tornar possível a participação dos cidadãos? Participação na sociedade em geral, nos seus locais de trabalho, nas escolas, nos espaços habitacionais! Será que este Estado formalmente democrático, crescentemente autoritário em nome de muito coisa como eficiência, como contenção de custos, como firmeza estaria disposto a aceitar um desafio destes? Na nossa opinião o liberalismo não é reformável. Ou seja, não acreditamos que seja possível quadrar o círculo! Faz falta capacidade e vontade para a criação de uma ALTERNATIVA DE MUDANÇA, DE CRIAÇÃO DE NOVAS REALIDADES SOCIAIS, POLITICAS, ECONÓMICAS E CULTURAIS ... algo a que continuamos a chamar Socialismo!
No Médio Oriente, Israel continua a construir o seu muro! Aparentemente O Sr.Bush é contra, mas parece que só ... aparentemente! Sharon vai aos EUA e sai de lá soridente ... Na Palestina continua um povo adiado, ocupado e reprimido com a eterna cobertura das principais potencias ocidentais!
Por este Planeta fora será que não há força capaz de acabar com esta realidade liberal que continua a criar miséria, guerra e caos? Não é possível coordenar esforços?