2004-03-30

FRANÇA: ONDE ESTAVAM AS NOVAS ALTERNATIVAS DE ESQUERDA?

A pergunta pode parecer provocação, mas repetimos: onde estavam as chamadas novas alternativas de esquerda quando foi preciso dizer NÃO à direita e à extrema-direita em França?

O PSF, o PCF e os Verdes foram claramente identificados pelos trabalhadores, pelos jovens, pela maioria dos cidadãos eleitores franceses, como o pólo alternativo ao governo de direita de Chiraq e Rafarin. O que é um acontecimento importante se tivermos em conta o que aconteceu nas últimas eleições presidenciais francesas.

Os que se opõem à direita e às suas políticas liberais e reacionárias, não brincam quando é necessário uma posição firme. Aconteceu em França, já tinha acontecido em Espanha.

É claro que as posições do PSF/PCF/Verdes não podem ser identificadas como posições políticas consequentes na definição de uma alternativa socialista à direita. Falam em tudo menos em socialismo...

Mas são as organizações identificadas como suas pelos trabalhadores, pelos cidadãos socialmente explorados e atingidos pelas políticas dos representantes nacionais da globalização liberal.

Um trabalho sério e paciente de explicação da necessidade de uma alternativa socialista começa, tem de ter origem, reside nas organizações identificadas pelos cidadãos de esquerda como suas.

São reflexões que também devem merecer atenção em Portugal...