2004-03-14

11 DE MARÇO EM MADRID...

11 de MARÇO:
ENTRE AS SOLUÇÕES POLICIAIS
E AS
SOLUÇÕES POPULARES PELA PAZ!


Ouvindo falar alguns chamados peritos e analistas, parece que o terrorismo é um problema que surge do nada. Os terroristas resolveram ser terroristas... E para autênticos loucos só haveria uma solução: mais polícias, maior controlo do tipo “big brother is watching you”, mais invasões para caçar terroristas e assim por diante ...

Condenável em todos as suas formas, o terrorismo é, no entanto, uma resposta desesperada e irracional de uns quantos a anos e anos de desrespeito pelas determinações da ONU e pelo próprio Direito Internacional por parte das potências que pretendem um Mundo com uma única visão, a própria visão dos que se impõe por força do poderio militar.

O terrorismo reflecte também a inexistência de uma resposta socialista – democrática e anti-capitalista - organizada e coordenada internacionalmente à política internacional da única super-potência, os EUA.

O livre comércio, protagonizado pelos defensores da globalização capitalista, teve também a sua vertente ao nível do armamento. No chamado mundo islâmico, muitos dos actuais terroristas receberam instrução militar e de espionagem por parte dos serviços secretos das potências que hoje os perseguem. Essas potências criaram durante anos e anos monstros que passaram de homens de mão ao serviço do “lado bom” ocidental para homens com capacidade de iniciativa, organização e “know how” no “lado mau” islâmico.

Os terroristas conhecem muito melhor os serviços secretos que os treinaram e formaram do que os povos ou as causas (!?) que dizem representar!

Os milhares de pessoas que ontem se manifestaram em Madrid exigindo a verdade sobre os autores dos atentados do 11 de Março, têm toda a razão quando afirmam que “As guerras são vossas, os mortos são nossos”!

Os EUA e os governos que os apoiam têm também usado a mentira como forma de criarem autênticas estratégias de tensão que possibilitem a manipulação das chamadas “opiniões públicas”. Foi o que se passou com a história das armas de destruição massiva que o Iraque de Saddam teria, aconteceu o mesmo agora em Madrid quando o Governo, até à última e contra todos os indícios existentes e divulgados pela imprensa, continuou a usar a “verdade” que mais lhe convinha internamente (a ETA) ignorando a verdadeira verdade (!) (a Al-Qaeda) que teve mais tarde de assumir perante todas as evidências!

O terrorismo tem de ser combatido política e socialmente. Não é alternativa a nada nem para nada. Contribui, isso sim, para que os povos mais oprimidos fiquem ainda mais mais oprimidos e num beco sem saída.

O primeiro passo para o combate ao terrorismo passa pela expressão da vontade popular e democrática através dos actos eleitorais nos países que têm governos que têm contribuído para mais terrorismo. É o caso dos EUA e de Espanha. A derrota eleitoral dos governos destes países e dos partidos que suportam esses governos, seria um passo importante para se pôr termo à política belicista e invasora que tem dominado o planeta.

Outro passo decisivo e urgente é a afirmação de um programa internacional e alternativo – socialista, democrático e libertário - à globalização liberal-capitalista. Um programa de liberdades, de democracia, de gestão dos recursos do planeta pelos povos e pelos trabalhadores, de afirmação plena de uma cidadania não só nacional mas sobretudo planetária. Um programa com uma acção coordenada no plano internacional que se assuma como alternativa global ao capitalismo que tem dominado e massacrado o Planeta!

Um programa democrático e socialista devidamente coordenado a nível internacional conseguiria um efeito que seria melhor, na qualidade e na qualidade, que aquele que tem sido obtido (já muito bom!) com as acções e manifestações anti-guerra e anti-globalização capitalista ou com as iniciativas no âmbitos dos Fóruns Sociais a nível internacional. O terrorismo seria também remetido para um beco sem saída!

João P Freire

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Uma resposta para seu belo texto é o que vem acontecendo no nossa vizinha Venezuela. Uma via democratica para o Socialismo e um foco de esperança para o mundo!
www.nezimarborges.blogspot.com/

5 de junho de 2008 às 15:25  

Enviar um comentário

<< Home