2004-12-01

ELEIÇÕES ANTECIPADAS: OPORTUNIDADE PARA GOVERNO E POLÍTICAS DE ESQUERDA!

Jorge Sampaio vai dissolver o Parlamento! Vêm aí eleições gerais antecipadas!

Uma oportunidade para acabar com a direita no Governo. Mas, sobretudo, uma oportunidade para se inverter o curso liberal das políticas governamentais, com um governo de esquerda com programas e políticas de esquerda!

As direitas - PSD e CDS - vão continuar a dialogar e a agir coordenamente entre si. Será que as esquerdas terão a mesma capacidade?

O PS é, de facto, a principal referência para a maioria social que quer uma mudança política no governo. Mas o PS não pode voltar a fazer, quanto a políticas e a acordos com lobbies, o que fez no tempo de Guterres.

O PS é parte fundamental da alternativa à direita. Mas o "guterrismo" não o é! Abriu inclusivamente as portas ao governo de direita versão Barroso/Portas.

Uma alternativa de esquerda não tem de passar necessáriamente por velhas formulas de "unidade PS/PC". Essa alternativa precisa, no entanto, de uma maioria clara das esquerdas na Assembleia da Republica. Pode passar pela primeira maioria absoluta do PS ! Mas precisará, de certeza, de capacidade de diálogo entre todas as esquerdas para a concretização de políticas que contrariem e acabem com o liberalismo que tem dominado e introduzam o social e vinquem o democrático da iniciativa cidadã ! O pior que poderia acontecer, seria o repetir de erros passados que acabaram sempre por abrir as portas à direita.