2004-05-20

A REPÚBLICA PORTUGUESA ESTÁ DE COCORAS PERANTE A MONARQUIA ESPANHOLA...

Nem mais!... A Republica (das formalidades democráticas) de Portugal parece viver um imenso big brother a propósito do casamento do filho do Rei de Espanha.

As televisões mobilizam super-equipas para a cobertura de mais um acto de ostentação nos dias das restrições de toda a ordem em nome do chamado anti-terrorismo ou das consequências desse outro terrorismo perpetuado pelo liberalismo globalizado que dá pelos nomes de desemprego, miséria e guerra.

Esta única República ibérica da única nacionalidade independente que soube converter um golpe de estado, há 30 anos, numa Revolução com muita afirmação socialista, vive hoje curvada perante um casamento da família real da Monarquia espanhola. O Presidente português dá prendas e aperalta-se ao lado dessa figurinha também portuguesa que pretende ser o candidato a Rei de uma Monarquia que foi justa e popularmente interrompida em 1910!

Será que o tempo e o dinheiro que se perdem com estes big brothers não dariam para soluções bem mais necessárias e vitais para casos dramáticos como o desemprego provocado pelo fecho de muitas empresas, chamem-se elas Bombardier ou outras quaisquer?

Para uns esta questão neste contexto soará a demagogia e a populismo, mas para os que sofrem as consequências sociais impostas pelo liberalismo globalizado, certamente que podem compreender a indignação e a revolta que estão subjacentes à questão que colocamos!