2003-09-26

27 DE SETEMBRO: OCUPAÇÃO É TERRORISMO! OCUPAÇÃO NÃO É PAZ!

A ocupação da Palestina nunca trouxe Paz. Nem nunca contribuiu para diminuir o terrorismo. Até porque essa ocupação e os constantes "raids" israelitas contra os palestinianos são uma forma de terrorismo. Um terrorismo que se pretende "legitimado" pela "autoridade" de um Estado e pelo apadrinhamento de uma superpotência. Enquanto esta "paz" for imposta pela força das armas, nunca haverá Paz e a revolta dos palestinianos é um direito legitimo à defesa de uma terra que é sua e é também um grito que reclama direito a uma vida em liberdade! Palestinianos e israelitas têm o direito de viver em Paz. São as mulheres e os homens, os trabalhadores e os jovens da Palestina e de Israel, os únicos que podem e sabem definir e aplicar um verdadeiro "roteiro de Paz".

Não obstante a Palestina, a Administração Bush e os seus aliados mais próximos - Blair, Aznar, Berlusconni e Durão Barroso - impuseram uma guerra no Iraque em nome da "luta contra o terrorismo" e "por causa de armas de destruição massiça". Tal como na Palestina, também no Iraque, o remédio da paz do liberalismo somente trouxe destruição e miséria para os iraquianos. Bush não conseguiu desalojar verdadeiramente Saddam, contribuiu, isso sim, para transformar de ditador em "resistente e libertador"(!). Também ainda ninguém notou menos terrorismo. O Mundo assistiu, isso sim, à morte de Sérgio Vieira de Melo. Bush que nunca se importou com a ONU, depois da morte de Sérgio Vieira de Melo, pede agora ajuda à ONU para que esta arranje o que Bush desarranjou. Também ainda não foram descobertas quaisquer armas de destruição massiça. Mas será que existiam?

O que Bush quer no Iraque, tal como o liberalismo em qualquer parte do Mundo, é uma espécie de "paz mercantil". Não uma paz para os povos, mas uma paz que garanta mais comércio para as grandes empresas americanas ou simplesmente para as grandes empresas. Uma paz garantida pelas armas e assente na inexistência de liberdades e direitos sociais e democráticos para os povos. Quando Bush fala em "luta contra o terrorismo", quando se assume como o "gendarme" do Mundo, mais não faz que exibir aquela que parece ser a política oficial do liberalismo: ocupar em qualquer parte do Planeta!

O liberalismo globalizado que tem em Bush a ponta do grande iceberg que é, mais não é que uma forma terrível de totalitarismo.

As manifestações de 27 de Setembro são mais um grito de todos aqueles que rejeitam a globalização liberal e a guerra que é sua consequência. Nos EUA e nos países dos aliados de Bush, estas manifestações devem ser mais um passo para que os actuais governos possam ser democraticamente apeados! Mas no plano internacional, é urgente a definição de uma alternativa internacional ao liberalismo globalizado.

Outro Mundo é possível! É isto que dizem os milhões e milhões que têm respondido ao apelo para se manifestarem contra a globalização liberal ou contra a guerra ou pela Paz!

Na pluralidade das vontades e das opiniões dos que se manifestam contra a globalização e a guerra, é possível erguer uma alternativa ao liberalismo. Uma alternativa que devolva aos povos o direito de decidir, uma alternativa que rejeite qualquer forma de totalitarismo, uma alternativa socialista, democrática e libertária!