2003-09-30

E A PARTICIPAÇÃO DAS PESSOAS? SIM!... O DIREITO DE SEREM TAMBÉM ELAS A DECIDIR?!

Nas empresas, nas escolas, nos quartéis, na política ... parece que em todo o lado, quem pode decidir o destino das coisas são os chamados "especialistas". Os não-especialistas, ou seja, todos os outros, a imensa maioria anónima, esses têm o direito de cumprir e de executar! Há também, depois, os especialistas que se dedicam às complexas análises sobre as razões que levam a tal imensa maioria a estar em crise ... A maioria das vezes estes últimos especialistas surgem muito ligados aos primeiros especialistas que tudo decidem ... não é por acaso!
De facto, não é por acaso que esta palhaçada acontece e continua a convencer tanta gente. Mesmo gente da tal imensa maioria dos que só têm o dever de cumprir e de executar! Faz parte deste sistema ... "Faz!" reconhecem mesmo aqueles que passam a vida a ser massacrados por esse sistema!
Será que não dá para ver que CADA VEZ MENOS AS PESSOAS PARTICIPAM? Será que não dá para perceber que no meio da formalidade democrática, as pessoas, cada vez menos, são chamadas a decidir?
Nas empresas, a capacidade de decidir fica do lado de fora ou então do lado dos eleitos (que acabam por ser sempre os mesmos!). Do lado da política, a capacidade de decidir fica para o circo dos congressos, onde, para os outros, os dirigentes só permitem o aparecimento de "Tinos de Rãs"! Por todo o lado é URGENTE a participação de TODOS. É URGENTE que a capacidade de decidir seja REINVIDICADO E EXIGIDO por parte de quem, dia-a-dia, só tem o dever de ...! Esta democracia, para além do seu crecente formalismo, só aceita deveres. Esquece sistemática e crescentemente o lado dos direitos. MAS AFINAL OS DIREITOS ALGUMA VEZ FORAM OFERECIDOS?