2003-12-21

NOS 30 ANOS DA LCI/PSR ...

Antes de mais, é sempre de saudar quem consegue manter 30 anos de boa tradição de combate no seio da esquerda sem se ter passado para o lado do liberalismo e da direita.

Os companheiros que fundaram a LCI há 30 anos, ainda aí estão, agora mais no Bloco de Esquerda, com clara e dedicada militância de esquerda!

Em 30 anos, nota-se também que souberam aprender que o sectarismo e o esquerdismo não ajudam a construir nada de políticamente interessante. O importante é saber ser-se convictamente socialista e de esquerda estando sempre em contacto com o movimento de massas, com as suas organizações e não à margem delas. É entre os trabalhadores e os jovens, compreendendo as suas dificuldades e as suas diferenças, que se torna importante saber construir uma alternativa socialista, libertária e revolucionária.

Os companheiros que fundaram a LCI / PSR souberam também mostrar que a tradição revolucionária e criativa do marxismo não estava e não está nem do lado do estalinismo. Embora tenham também existido e existem militantes e grupos que souberam e sabem afirmar as tradições do marxismo revolucionário no seio dos partidos da esquerda tradicional, como o PS e o PCP.

O Bloco de Esquerda é uma experiência que, de algum modo, marcou uma nova atitude de militância convergente e não sectária da parte de pessoas com percursos diferentes, entre elas, as que provinham da LCI/PSR. Por isso, foi e é uma experiência importante para toda a esquerda. Embora o BE esteja longe de ser a “esquerda necessária”! Já que todas as esquerdas são necessárias para o grande objectivo que pode garantir a vitória contra a direita unida: a convergência das esquerdas numa alternativa de governo com um programa e políticas de mudança!

Em 30 anos, os militantes da LCI / PSR conseguiram, de facto, dar passos muito importantes. Para eles e para toda a esquerda! Seria importante que agora soubessem também contribuir, no e com o Bloco de Esquerda e para toda a esquerda portuguesa, com uma acção onde o esforço de convergência das esquerdas, baseada em políticas e programas, não abstractamente, constituísse mais uma vontade para a definição de uma alternativa de esquerda. Há socialistas, comunistas e sem partido que aplaudiriam. E estes 30 anos que já passaram seriam olhados com um mais forte ainda VALEU A PENA!

João P. Freire

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Caro camarada João Pedro Freire, sou galego e membro da secção em português [traduzo para o português da Galiza, ou se você quiser, o galego] do Marxists Internet Archive (pode comprová-lo na própria secção do Marxists Internet Archive).
Já tenho traduzido textos tanto de Lenine, como de Trotski, Gramsci, Mandel, Grossmann, Rosa Luxemburgo e outros.
Tenho o compromisso com o camarada diretor da Secção, o camarada brasileiro Antônio Araújo, de colocar no Marxists Internet Archive para o 25 de Abril do vindouro ano, que é o 35 aniversário da revolução dos cravos, uns poemas do Zeca Afonso, além, e isto acho que é o mais importante um livro que é uma autêntica jóia: A RESPOSTA SOCIALISTA À AUSTERIDADE. Textos da 1ª Conferência operária e sindical da LCI, exatamente o que você colocou no seu formoso blogue. Tenho que lhe dizer que gostei muito do seu artigo “Nos 30 anos da LCI/PSR”.
Infelizmente cá na Espanha (moro em Madrid) não posso achar livros portugueses e muito menos livros velhos, se eu lhe pedisse algumas fotocópias de algum texto, poderia você remessar-mas? Eu pagaria você tanto o valor das fotocópias quanto o valor da postagem para a Espanha.
Se você quiser pode me dirigir um mail a: J-andrelopez_g@hotmail.com

Muito obrigado, saudações e uma aperta (que é como se dize na Galiza para um abraço muito forte) comunista.

Perdoe por usar esta via, mas não encontrava a maneira de me pôr em contacto com você

José André Lôpez Gonçâlez
membro do Conselho mundial do Marxists Internet Archive

15 de agosto de 2008 às 23:54  

Enviar um comentário

<< Home