2004-02-14

LAICA

"LAICA " é uma posta dos DIAS INSERTOS do Pedro Albuquerque (http://dias-insertos.blogspot.com/) que aborda a recente proibição de uso de símbolos religiosos nas escolas públicas francesas. Uma medida proibicionista que nada resolve, antes exibe novamente as soluções do liberalismo para abordar questões de liberdade e de direito à diferença na globalização dos nossos dias. O blog do Pedro é um dos nossos links!

A ironia assola o meu pensamento. O título não trata da cadela que se celebrizou ainda eu não era nascido. A França aprovou hoje, por uma esmagadora maioria, a proibição do uso de símbolos religiosos nas escolas públicas (?). Tendo como motivo um véu que se tornava insuportável, a França enterra de uma só vez os seus ideais de há muito, cunhados na moeda antiga como forma de os tornar sempre presente: Liberdade, Fraternidade e Igualdade.
De uma penada retira a liberdade de exibir símbolos, a possibilidade da sua partilha fraterna e o direito à igualdade na possibilidade de os usarmos. Hoje foram os religiosos, a seguir serão os ideológicos, e depois os que ainda restarem. Até a escola já não o ser. Assim haja maiorias.