2004-01-04

SOCIALISMO LIBERTÁRIO: QUATRO TEXTOS PARA DEBATE QUE RECOMENDAMOS!

O portal SOCIALISMO LIBERTÁRIO (em castelhano) http://www.socialismolibertario.org é um dos nossos favoritos. Tribuna Socialista partilha com Socialismo Libertário muito dos seus pontos de vista e perspectivas na luta pelo socialismo. Os textos que produzem marcam um percurso politicamente rico e interessante dos seus autores. O resultado é a procura de um socialismo liberto das caricaturas que o condicionaram no século passado e ainda condicionam neste século: o estalinismo totalitário e a social-democracia crecentemente liberal.

Os últimos quatro textos publicados merecem uma leitura e uma reflexão. Têm a particularidade, em três deles, de terem sido escritos há precisamente um ano e, não obstante o tempo, manterem uma actualidade incrível! São um bom contributo para um debate que é preciso estender à esquerda que internacionalmente quer um socialismo capaz de ser alternativo à globalização liberal. Mas um socialismo que surja da sociedade e não das máquinas estatais ou partidárias!

Espanha 1936: viver a utopia http://www.socialismolibertario.org/pdf/Espana1936.pdf

A revolução espanhola foi a maior revolução social do século XX juntamente com a polaca de 1980. E isso pelo enorme laboratório prático e humano da colectivização e inicio da socialização, não desenvolvida, que as massas camponesas e proletárias puseram em marcha em 1936-7. Milhões de operários e camponeses tomaram nas suas mãos o seu destino, começando a actuar de forma autónoma através do seu protagonismo colectivo e, ao fazê-lo, começaram a mudar drasticamente as suas próprias vidas, começando a ser pessoas diferentes, melhores, como poderá sentir quem vir os documentos vivos como o vídeo Viver a Utopia. Trata-se de gente não derrotada porque tinham nos seus corações todo um mundo que queriam construir e sabiam possível porque começaram a imaginá-lo e a criar-lo realmente.” (...)

Veteranos pela Paz http://www.socialismolibertario.org/pdf/Veteranosporlapaz.pdf

Declaração de antigos soldados norte-americanos publicada há um ano no boletim mensal de Socialismo Libertário. O seu conteúdo, apelando à deserção das tropas presentes no Iraque, permanece plenamente actual.

Se os povos do mundo chegarem algum dia a ser livres, isso será quando a condição de cidadão do mundo prevaleça sobre a de soldado de uma nação. Este é o momento. Quando receberem ordens, a vossa resposta terá um fortíssimo impacto nas vidas de milhões de pessoas no Médio Oriente e aqui nos vossos locais de origem. A vossa reacção ajudará a marcar o rumo do nosso futuro. Têm que escolher o caminho. Os vossos comandantes querem que obedeçam. É urgente que pensemos. É urgente que saibamos escolher de acordo com a nossa consciência. Se escolherem resistir, estaremos convosco porque cremos firmemente que o nosso verdadeiro dever está com os povos do mundo e o seu futuro comum(...)


Com Lula ganham os de baixo?
http://www.socialismolibertario.org/pdf/?GananConLulaLosDeAbajo.pdf


Artigo publicado há um ano (Janeiro de 2003) no Boletim de Socialismo Libertário, quando Lula tinha chegado ao poder. O seu conteúdo continua a parecer bastante interessante tendo em conta as últimas contra-reformas do governo Lula.

O presidente operário ganhou as eleições aliando-se a sectores importantes de empresários brasileiros, militares e gente reciclada da velha política. Confiou todas as tarefas financeiras do seu governo a ministros privatizadores, propondo medidas tipicamente neo-liberais, como a separação do Banco central do controlo parlamentar ou uma moeda única latino-americana, tomando como modelo a UE. Já durante a campanha eleitoral afirmou que aceitava os planos do FMI e do BC para o Brasil.
O número dois da candidatura e vice-presidente, homem de direita e magnate da indústria têxtil, é o presidente do Partido Liberal, ligado à conservadora Igreja Universal, promovida pelos EUA para combater a Teologia da Libertação. Do PL também é Adauto, ministro dos transporte, a quem se acusa já de corrupção. Outro ministro do PL, Luiz Fermon de Furlan, é vice-presidente dos empresários de S.Paulo, sem esquecer políticos da ditadura, como José Sarney, que apoiam Lula
.” (...)

Venezuela: Nem militares, Nem empresários
http://www.socialismolibertario.org/pdf/Venezuela.pdf


Este artigo também foi publicado há um ano, em Janeiro de 2003, no boletim mensal de Socialismo Libertário. Os seus conteúdos continuam a permanecer actuais e com interesse para a análise da situação na Venezuela.

Em definitivo, uma personagem (i.e.Chavez) que não tem nada a ver com a esquerda, que se assemelha mais a um Perón ou à velha esquerda estalinista felizmente desaparecida, com os círculos bolivarianos que nos recordam demasiadamente bem os “comités de defesa da revolução” cubanos, na realidade instrumentos contra-revolucionários de controlo do povo, do seu tristemente amigo, o ditador cubano Fidel Castro. Um Chavez que quer impor os seus critérios pessoais a todo o custo, para o que utiliza os métodos tradicionais dos Estados, a polícia e o exército que ocupam fábricas e empresas e que ameaçam com a imposição dos tristemente célebres, na América Latina e não só, Estados de excepção.”(...)

Tribuna Socialista disponibilizará os referidos textos em português no nosso blog e no nosso novo boletim.