2003-10-22

E DEPOIS DO DISCURSO DO PRESIDENTE?

O Presidente falou e ... tudo e todos, oposição e governo, mostraram estar de acordo!

É sempre assim!

Por muitas verdades que o Presidente possa dizer (e até disse!), a capacidade para que tudo não volte ao mesmo, é nula ou quase!

Há de facto montanhas de problemas que se colocam à sociedade portuguesa.

O Presidente também falou nisto. Só que quando o Presidente fala e todos concordam com o que ele diz, isso é meio caminho para nada se fazer no sentido da resolução desses problemas.

A sistemática chamada neutralidade dos orgãos de soberania, sómente serve para que a democracia se reduza à palavra e a formalidades, sómente serve para que as decisões dificeis que devem ser tomadas, não o sejam.

Um Presidente que é eleito na base de um programa e de apoios políticos e populares muito concretos e identificaveis, não pode ficar pelo discurso com conteúdo unanimista ou com acções que encontrando os contrários, a própria matemática estabelece que o resultado é ZERO!

As mudanças necessárias no aparelho de Estado num sentido democrático e socialista ou a defesa de uma democracia onde a participação das pessoas a todos os níveis e locais seja a sua razão de ser, óbviamente que não podem ser implementadas por discursos presidenciais ou por legislação aprovada no Parlamento. São mudanças que precisam de mobilização popular e de uma alternativa política de esquerda e sentido claramente democrático e socialista.

Caso contrário ... continuará este pantanal que está a matar a democracia começada em Abril!