2003-11-12

Governo PSD/CDS: Além de reacionário ... é mentiroso e cínico!!

O envio de um contingente da GNR para o Iraque vem revelar uma nova faceta do Governo de Durão Barroso e Paulo Portas: é mentiroso e cínico!

Mentiroso porque fala em “mandato das Nações Unidas”, quando, na verdade, a decisão de envio da GNR é anterior à última resolução da ONU sobre a ocupação do Iraque. Durão Barroso nunca se referiu às Nações Unidas nem a nenhum mandato - que até nem existia! - quando recebeu os senhores da guerra Bush, Blair e Aznar nos Açores. Não só não se referiu como até, à semelhança de Bush & Blair, desprezou a necessidade de um mandato para a guerra de ocupação que a Administração Americana iria lançar.

Cínico porque ainda pede aos portugueses “solidariedade nacional” para a sua política de mentira!

Durão Barroso & Paulo Portas promoveram junto da GNR uma clara acção de aliciamento, baseado no acenar de salários, prémios e subida nas carreiras, desprezando claramente dois factores: risco de vida para todos os que participam no contingente da GNR e “interesse nacional” que ninguém entende!

É interessante analisar as declarações de um oficial da GNR quando interrogado sobre as motivações que o levaram a aceitar integrar o contingente que vai para o Iraque: disse tudo e nunca falou em “servir o interesse nacional”! Não referiu porque, de facto, não há em lado nenhum qualquer interesse nacional.

Existe, isso sim, e confirma-se mais uma vez, uma forte subordinação do governo aos interesses políticos, económicos e estratégicos da Administração norte-americana!

A intervenção de ocupação do Iraque por parte dos EUA e de todos os seus aliados, está a dar, em cada dia que passa, crescente espaço de manobra e de reafirmação a Saddam Hussein. Cada dia que passa, Saddam e os seus apoiantes começam a aparecer como “resistência nacional” e como os únicos que conseguem fazer frente aos ocupantes do Iraque.

Este governo não merece sequer o respeito dos portugueses. Este governo que é reacionário na política que impõe, mentiroso no diz e cínico no que pede, tem de se rápidamente substituido!
Seria bom que a oposição se unisse para uma alternativa de governo, para além do acordo que já parece ter nos discursos!