2003-11-05

Partido Socialista: muitas razões para nos preocuparmos todos!

O problema do Partido Socialista não é só do PS. É de todos os partidos que estão fortemente subordinados à lógica parlamentar. O preocupante não é que o PSD e o CDS o estejam. O que preocupa é que os partidos de esquerda que representam as mulheres e os homens que querem mudar de governo, estejam fortemente afectados pela tal lógica parlamentar que faz lembrar uma doença do futebol a que se poderia chamar de "clubite aguda"!

Discutem-se pessoas, discutem-se aritméticas do voto, milita-se nos bastidores da Assembleia da Republica mas ... o chamado "país real", o mundo das empresas que fecham despejando no desemprego milhares de pessoas, o mundo da Saúde Pública que cada vez se tem menos porque estamos nos tempos da "ditadura orçamental", o mundo do crescente número dos excluídos sociais ... este mundo é cada vez mais esquecido e só lembrado no ritual eleitoral que a democracia formal e do liberalismo oferece de quatro em quatro anos...

A mudança de governo implica a existência de capacidade política para se definir e criar uma ALTERNATIVA DE ESQUERDA. E esta alternativa não se constrói nos corredores do Parlamento. Esta alternativa precisa do apoio, da mobilização e da participação daqueles que fazem o chamado país real.

A alternativa de esquerda não é só o PS ou só o PCP ou só o Bloco de Esquerda. É uma alternativa que precisa desses partidos e principalmente das mulheres e dos homens que querem a mudança.

O que se passa no Partido Socialista quanto à crise de liderança é muito preocupante. Porque o que se passa não é uma crise de liderança, mas uma profunda crise de programa e de políticas!

À fúria destruidora liberal do governo Barroso & Portas, o PS tem oferecido um enorme vazio de ideias e uma confrangedora incapacidade de intervenção para a mobilização social. Parece que a direcção do PS (TODA e não só o secretário geral!!) tem medo de se assumir como alternativa. Pese embora as palavras, porque o que conta, nestas ocasiões, é mais o poder que a prática política tem para convencer as pessoas!

Fala-se em João Soares, em Sócrates, em Carrilho ... lançam-se nomes e mais nomes, mas faltam as políticas e os programas.

Até parece que os militantes socialistas só servem para comer o que lhes é impingido!...

Mais uma vez lançamos a questão: SERÁ QUE OS MILITANTES DO PS NÃO TÊM DIREITO A DECIDIR?