2004-01-12

FIDEL CASTRO TAMBÉM TEM MEDO NA INTERNET...

O Público de hoje (12 de Janeiro) noticia "FIDEL CASTRO IMPÕE LIMITES AO ACESSO À INTERNET".

O título é esse e a notícia, subscrita pelo jornalista Jorge Heitor, começa assim "Uma nova lei agora aprovada em Cuba torna mais dificil para a maior parte dos cidadãos o acesso à Internet, que fica reservado a funcionários públicos, funcionários do Partido Comunista e médicos. A legislação diz que a empresa estatal, a Etecsa, utilizará meios técnicos para impedir o livre acesso a um meio de comunicação que não agrada muito ao regime, instaurado há 45 anos por Fidel Castro, que derrubou outro ditador, Fulgêncio Baptista."

É claro que não foi Fidel Castro que derrubou o ditador Fulgêncio Baptista. Não foi sequer o ditador Fidel Castro. Fidel era com muitos outros, alguns (cada vez em maior número!) mais um dos que lançaram a ofensiva popular que derrubou a marionete dos americanos, o ditador Baptista, e ousaram construir colectivamente um país novo onde a liberdade, os direitos democráticos eram afinal a semente para uma verdadeira transformação socialista!

O ditador Fidel foi surgindo aos poucos ...

Talvez o bloqueio do imperialismo americano tenha apressado as coisas, mas Fidel e o seu partido foram, inicialmente, lentamente cedendo ao caminho da repressão sobre os companheiros que pensavam de maneira diferente, para depois, e, hoje em dia, rápidamente transformarem Cuba na repetição de totalitarismos que usam abusivamente o socialismo como máscara!

O socialismo precisa de democracia como o corpo humano precisa de oxigénio! Para Fidel e os seus seguidores, já deixou de ser assim há muito.

Esta notícia do Público é esclarecedora ... além do mais é um atestado de menoridade a todos os militantes de esquerda, socialistas, comunistas e anti-capitalistas que do lado do Ocidente capitalista conseguem na Internet e com a Internet mobilizar, divulgar e também lutar contra o liberal-capitalismo globalizado!

Porque será que Fidel duvida tanto da capacidade da maioria dos seus compatriotas para usarem a Internet como mais um veículo de luta contra o bloqueio imperialista, pelo socialismo? Será que afinal as grandes manifestações e comícios do regime cubano são sómente ... fachada, encenação???

Porque não poderão também usar a Internet como simples meio de informação e de comunicação ... será que os cubanos ainda são assim tão influenciáveis à propaganda imperialista ? ...

O artigo do Público termina "Se acaso Fidel ficar incapacitado, tem já como seu sucessor designado o próprio irmão, general Raul Castro, de 72 anos, vice-presidente dos Conselhos de Estado e de Ministros e ministro das Forças Armadas".

Dir-se-ia que a monarquia norte-coreana começa a não estar sózinha nos métodos que escolhe para prolongar o reinado...