2004-06-03

EUROPA: O NÚMERO 11 DE TRIBUNA SOCIALISTA DÁ UMA PERSPECTIVA SOCIALISTA!

O TRIBUNA SOCIALISTA está novamente em papel. Saiu o número 11 só sobre o tema Europa. Aproveitando as eleições europeias e não só. Até porque o tema Europa Unida e Social é um tema de extrema importância para qualquer socialista.

O número 11 do Tribuna Socialista inclui um artigo de Wilebaldo Solano, importado para português do portal da Fundação Andreu Nim (www.fundanin.org), no qual aquele antigo dirigente do POUM relembra o papel pioneiro que o Movimento pelos Estados Unidos Socialistas da Europa (MEUSE) desempenhou na vida política de diversos países europeus no pós-2ª Guerra Mundial. Um Movimento que lançou nos anos quarenta do século passado as ideias e um prograna para uma Europa Unida baseada na democracia, na justiça social, na Paz e independente face aos imperialismos.

Falar em Europa Social não é falar de uma realidade que possa coexistir com a chamada "economia de mercado", i.e.o capitalismo. A Europa Social também não se constrói só quando acontecem actos eleitorais.

A Europa Social precisa de uma outra organização política, de um outro sistema social. A Europa Social procura no Socialismo Libertário e Democrático a alternativa ao liberalismo e ao capitalismo que definem a actual Europa. O Socialismo de que falamos é un socialismo liberto do actual liberalismo social-democrata e do totalitarismo estalinista. É um Socialismo que não abdica de participar em actos eleitorais, mas que busca na auto-organização e auto-iniciativa dos cidadãos trabalhadores, a sua força e a sua capacidade de afirmação!

É um Socialismo que emergirá da afirmação dos que votam à esquerda e escolhem o PS, o PCP e o Bloco de Esquerda! Para uma Europa que tem muito mais a ver com as preocupações de justiça social dos trabalhadores da Bombardier/Sorefame ou de qualquer empresa deslocalizada, que tem mais a ver com as precupações de liberdade e de Paz de qualquer emigrante, do que com os discursos gastos e cheios de palavras de um Tony Blair, de um Jacques Chirac, de um Berlusconni ou de um Durão Barroso.

OS PEDIDOS DE ENVIO DO TRIBUNA SOCIALISTA nr.11 PODEM SER FEITOS ATRAVÉS DE: tribunasocialista@clix.pt