2003-11-14

IRAQUE: NEM OS JORNALISTAS ESCAPAM... QUEM É RESPONSÁVEL?

Já dissemos que o governo de Durão Barroso e de Paulo Portas não merece o respeito dos portugueses. Porque para além de ser reaccionário nas políticas que impõe, é mentiroso no que diz e cínico no que pede! Dissemo-lo a propósito da partida do contingente da GNR para o Iraque.

O que agora aconteceu com o ataque terrorista aos jornalistas portugueses, confirma e reforça o que dissemos. Porque a situação no Iraque, apesar da máquina militar norte-americana e dos seus aliados, está a degradar-se de dia para dia. E não obstante saber que é assim, Durão Barroso, mais uma vez em bicos de pés perante Bush, resolveu enviar cento e tal mulheres e homens da GNR, depois de devidamente aliciados com futuras promoções e bons prémios! As cenas televisivas sobre a partida da GNR para o Iraque foi do mais caricato, não se sabendo, face às intervenções vistas, se se tratava de um contingente militar se de uma excursão de aventureiros que partia à descoberta de novas aventuras e novas situações ...


A acção de Bush e dos seus aliados no Iraque está a ressuscitar Saddam e a sua guerrilha como a única resistência com capacidade para fazer frente aos ocupantes. Bush e os seus aliados estão a ser os únicos responsáveis pela multiplicação de ataques terroristas, já não só contra alvos militares, mas também, contra alvos civis, como são os jornalistas.

Bush e os seus aliados estão a reabilitar a imagem de um ditador da pior espécie. E, mais uma vez, provam que não é com intervenções militares ou com ocupações que se resolvem problemas noutros países, ainda por cima, problemas inventados e construídos com base em mentiras sobre mentiras!


O terrorismo individual ou de um Estado não se combate com um terrorismo de igual calibre. Nem com ocupação militar que é sempre comparável a terrorismo! O terrorismo combate-se com a acção política do próprio povo e com solidariedade internacional. Combate-se com uma alternativa internacional ao caos, à guerra e à miséria que o liberalismo têm imposto, cada vez mais, em todo o Planeta!

Durão Barroso com o seu seguidismo cego em relação a Bush & Blair contribui também para o crescimento do terrorismo no Iraque associando, com a sua acção irresponsável e mentirosa, a imagem de Portugal e dos portugueses.

O que aconteceu aos jornalistas portugueses é a todos títulos ou em qualquer perspectiva um acto terrorista medonho. No entanto, a responsabilidade pertence a quem o cometeu e também aos que fomentam a situação crescentemente instável e incontrolável que se vive no Iraque. E os que contribuem para esta situação são a Administração Bush e os seus aliados como Durão Barroso!

É cada vez mais urgente a criação de uma alternativa do governo!

2003-11-13

TRIBUNA SOCIALISTA : NÚMERO 9, NOVEMBRO 2003 - JÁ DISPONÍVEL!

O TRIBUNA SOCIALISTA é também um boletim em papel. Este blog é uma parte do ESPAÇO SOCIALISTA PARA O DEBATE E A RENOVAÇÃO DO SOCIALISMO que é o TRIBUNA SOCIALISTA.

No número de Novembro, estão disponíveis artigos já editados neste Blog:

Olhar a Revolução Russa de 1917 situando-nos no século XX

Governo PSD / CDS: para além de reacionário ... é mentiroso e cínico.

Partido Socialista: muitas razões para nos preocuparmos todos!

Lula: Esperança ou desilusão.

Uma reflexão a propósito da Bolívia.

Álvaro Cunhal e o Mundo de Hoje.

Uma visão anarco-sindicalista sobre a Revolução de 1917.

Breve cronologia da vida de George Orwell: centenário do nascimento.

O eco de Karl Marx na nossa época: Outro Mundo é possível e necessário
.

Este número é, lembramos, o penúltimo desta primeira fase. Depois do próximo, o número 10, O TRIBUNA SOCIALISTA, em papel, ficará maior!

Os pedidos GRATUITOS para o envio do TRIBUNA SOCIALISTA podem ser feitos para os nossos e.mails ou para o nosso Apartado 52803, E.C.Carvalhido, 4251-901 Porto.

Todos os contributos escritos e críticos são sempre benvindos!

Todos somos necessários para esta luta por um Socialismo Democrático, Libertário e Revolucionário!!

2003-11-12

Governo PSD/CDS: Além de reacionário ... é mentiroso e cínico!!

O envio de um contingente da GNR para o Iraque vem revelar uma nova faceta do Governo de Durão Barroso e Paulo Portas: é mentiroso e cínico!

Mentiroso porque fala em “mandato das Nações Unidas”, quando, na verdade, a decisão de envio da GNR é anterior à última resolução da ONU sobre a ocupação do Iraque. Durão Barroso nunca se referiu às Nações Unidas nem a nenhum mandato - que até nem existia! - quando recebeu os senhores da guerra Bush, Blair e Aznar nos Açores. Não só não se referiu como até, à semelhança de Bush & Blair, desprezou a necessidade de um mandato para a guerra de ocupação que a Administração Americana iria lançar.

Cínico porque ainda pede aos portugueses “solidariedade nacional” para a sua política de mentira!

Durão Barroso & Paulo Portas promoveram junto da GNR uma clara acção de aliciamento, baseado no acenar de salários, prémios e subida nas carreiras, desprezando claramente dois factores: risco de vida para todos os que participam no contingente da GNR e “interesse nacional” que ninguém entende!

É interessante analisar as declarações de um oficial da GNR quando interrogado sobre as motivações que o levaram a aceitar integrar o contingente que vai para o Iraque: disse tudo e nunca falou em “servir o interesse nacional”! Não referiu porque, de facto, não há em lado nenhum qualquer interesse nacional.

Existe, isso sim, e confirma-se mais uma vez, uma forte subordinação do governo aos interesses políticos, económicos e estratégicos da Administração norte-americana!

A intervenção de ocupação do Iraque por parte dos EUA e de todos os seus aliados, está a dar, em cada dia que passa, crescente espaço de manobra e de reafirmação a Saddam Hussein. Cada dia que passa, Saddam e os seus apoiantes começam a aparecer como “resistência nacional” e como os únicos que conseguem fazer frente aos ocupantes do Iraque.

Este governo não merece sequer o respeito dos portugueses. Este governo que é reacionário na política que impõe, mentiroso no diz e cínico no que pede, tem de se rápidamente substituido!
Seria bom que a oposição se unisse para uma alternativa de governo, para além do acordo que já parece ter nos discursos!

2003-11-10

A NOVA DEMOCRACIA: A (EXTREMA) DIREITA EM FASE DE REORGANIZAÇÃO!

A Nova Democracia de Manuel Monteiro marca o ínicio de um processo de reorganização da direita em Portugal. Mais de um sector mais restrito da extrema-direita. Uma certa extrema-direita que é caceteira nos bastidores e entre amigos, é algo soft no discurso para os media, mas seria igual a qualquer extrema direita se fosse poder!

Manuel Monteiro fala para as chamadas profissões liberais e para as pequenas empresas, mas estando armado com o discurso idéológico ultra-liberal e com o populismo característico de conhecidos liberais europeus como Haider, na Austria.

A Nova Democracia será um bom exemplo para qualquer poder avaliar porque razão é hoje cada vez mais gente, em todo o Mundo, contra o liberalismo e a sua globalização.

Fica por saber se este novo grupo com aspirações a partido será concorrente do reacionário CDS/PP de Paulo Portas ou do nazi PNR...

Para já, este PND mais parece uma agência promocional da imagem de Manuel Monteiro ...