2004-10-09

SOCIALISMO LIBERTARIO: Não perder em www.socialismolibertario.org

O número de Setembro da revista SOCIALISMO LIBERTARIO está disponível em www.socialismolibertario.crg.

Na capa afirmam-se CONTRA O TERRORISMO E OS ESTADOS: POR UM COMPROMISSO DE VIDA, PAZ E REVOLUÇÃO!

No Editorial lembram que na busca da Paz não há escolha possível entre os dois lados que, neste momento, disputam o Mundo: o das guerras do sistema e o do terrorismo.

"Invocar a democracia contra o terrorismo (como o fazem, de forma diferente, tanto Bush, como Kerry ou Zapatero), significa ignorar que é justamente este sistema a fonte e o actor do terror, da injustiça e da opressão. Por outro lado, "compreender" o terrorismo, invocando as "causas" que o provocariam, significa estabelecer uma relação de causa-efeito onde, pelo contrário, o terror é a escolha coerente de uma vontade de domínio sobre as maiorias sociais. Um método que procede dos Estados ou que anela o Estado.
Mas também tem sido um tempo de resposta por parte das sociedades. Temos vivido uma resposta pacifista extraodinária, pela sua extensão mundial e pela sua contemporaneidade. Quase um principio da possibilidade de uma sociedade mundial que se reconhece ante e contra um sistema de dominação que tem na guerra um elemento fundacional e cada vez mais recorrente. Vivemos uma labareda revolucionária na Argentina, onde a sociedade contra os políticos e a política começou a procurar uma sociabilidade solidária e cooperativa. Vivemos também a extraodinária resposta do povo de Madrid e, dos demais povos da Peninsula que se puseram ao su lado, em relação ao 11-M. São respostas de enorme valor, que não podem ser medir com os critérios, os tempos e os objectivos da política, ou seja, do poder coercivo, justamente porque nelas reside a possibilidade de pensar uma alternativa a este mesmo poder. Para lutar contra um sistema político global julgamos mais útil e, desde logo, mais benéfico subtrair-se à sua lógica, aos seus critérios, aos seus espaços e aos seus tempos, e, construir, na e com a sociedade, tempos, espaços, valores e critérios concordantes com uma comunidade que quer conhecer-se e transformar-se em termos novos, solidários, cooperativos e inter-étnicos. A dimensão socialista, revolucionária e libertária é a eleição existencial, não política, que explica a nossa existência e é uma identidade que nos propomos aprofundar e viver melhor.
É este o sentido da organização que queremos construir. Uma organização como livre associação de uma eleição de compromisso e de transformação de vida. Como experiência de valores, de cultura e de relações. Como valorização recíproca da individualidade e da colectividade numa busca do bem comum. Ante a crise e a dissolução das organizações políticas tradicicionais, mas também perante as ideologias dos que querem negar a necessidade de se organizar (o que significa deixar-se organizar pelo sistema que nos domina), acreditamos mais do que nunca que é necessário pensar em organizar o socialismo libertário. Este será o tema da nossa próxima Conferência em Novembro, onde discutiremos os principios programáticos e o projecto do Socialismo Libertário na próxima fase, para o que convidamos todas as companheiras e todos os companheiros interessados."

TRIBUNA SOCIALISTA aconselha vivamente a consulta e também a discussão dos temas propostos no número de Setembro de Socialismo Libertário.