2004-01-17

A PROPÓSITO DE UM DEBATE SOBRE O BRASIL ...

O jornal Ruptura (orgão oficial da FER, integrante do Bloco de Esquerda e secção portuguesa de uma das muitas e muitas organizações que se reinvidicam da 4ª Internacional, aqui chamada de Liga Internacional dos Trabalhadores) organizou na cooperativo GESTO, no Porto, um debate sobre o que se passa no Brasil. De um lado, um militante do PT, do outro lado, um ex-militante do PT e actual dirigente do PSUT do Brasil.

O debate foi uma feliz iniciativa até porque o tema é pertinente e actual para qualquer esquerda que se preocupe com as realidades do mundo em que vivemos. A importância do debate pode não mobilizar as massas, mas as consciências que mobiliza são suficientes para fazer brotar mil e uma interrogações que interessam às esquerdas que têm a coragem de pensar uma alternativa para o mundo que nos impõem, afirmando socialismo e liberdade ao mesmo tempo que rejeitam os totalitarismos, nas suas versões estalinistas e liberais.

O Brasil é um cadinho de experiências políticas moldadas por movimentos sociais diversos que não devem deixar adormecer as esquerdas. Falou-se de Lula para se renovar a vontade de mudança radical não se cedendo às tentações de um liberalismo que se veste de democrático, apesar de em cada esquina ser desmentido por lógicas de guerra, de controlo policial, de economias dos mais fortes...

Apesar de Lula e do seu governo com individualidades de esquerda mas com políticas neo-liberais, o Partido dos Trabalhadores é uma realidade social com tradições incontornáveis de esquerda e de enraizamento no movimento operário e popular. Apesas das expulsões e dos ataques à democracia interna no seio do PT, aplicadas pela direcção do partido de Lula, será que este partido perdeu a sua base social? Será que a base social do PT será insensível às claras traições do governo e da direcção lulistas? O apelo a um novo partido é compreendido pela imensa massa social que votou Lula e que continua a querer mudança radical?

O Brasil é parte de um continente que representa, em cada uma das suas parcelas nacionais, o exemplo mais evidente do falhanço das políticas impostas pelo FMI (Fundo Monetário Internacional). Falar do Perú, da Argentina, da Venezuela e da Bolívia é falar de razões que tornam evidentes as preocupações quanto às consequências das políticas neoliberais e pró-FMI de Lula. Lula e o seu governo parece que não vêm ou não querem ver, tal a bebedeira de liberalismo em que se mergulharam...

No debate lembrou-se, e bem, que por estes dias está a começar o Fundo Social Mundial, desta vez, em Bombaim, na Índia. Um FSM de mobilizações nunca dantes imagináveis. Mas mobilizações que se têm revelado também de incapacidade para a definição de uma alternativa global internacional ao liberalismo globalizado que se contesta. Corre-se o risco da certeza dominante abafar as muitas incertezas contestárias se não houver coragem, visão e determinação para se lançarem os alicerces - sólidos! - de uma alternativa internacional que se liberte dos fantasmas passados!

Estes debates, como este organizado pelo Ruptura, são benvindos. Mesmo que se note que a realidade social dos movimentos sociais e sindical continua ... à margem!

2004-01-15

SALÁRIOS CONGELADOS EM 2004 ? NÃO É ISTO UMA DECLARAÇÃO DE GUERRA?...

Durão Barroso, Paulo Portas e Manuela Ferreira Leite decretaram que os trabalhadores portugueses devem, pelo segundo ano consecutivo (não será mais?...) apertar o cinto.

O mesmo é dizer que este governo considera que são os trabalhadores portugueses os "culpados" para os males de que padece a economia portuguesa.

Parece, no entanto, que os administradores dos chamados "Hospitais SA" são beneficiados com um conjunto de mordomias, do tipo cartões de crédito, carros para todo o uso, ...

Há umas semanas atrás, um estudo revelava que afinal a produtividade dos trabalhadores portugueses era uma das maiores da Europa ... ou seja, afinal nada disso tem a ver com aumentos salariais ... aumentos que serão diminuição este ano!

Hoje também soubemos que o PSD determinou que os seus deputados votassem na Assembleia da Republica sobre o aborto como o CDS/PP acha que deveriam votar: contra e com disciplina de voto...

Será que não existem razões de sobra para dizermos NÃO! para lançarmos uma GREVE GERAL que mande este governo às urtigas?

Porque espera TODO o movimento sindical?

2004-01-14

SIMBIOSE NA BLOGOSFERA: UMA PROPOSTA QUE APOIAMOS!!

Do BLOGO SOCIAL PORTUGUÊS recebemos o mail que reproduzimos. A nossa resposta foi de TOTAL APOIO!


O BSP (Blogo Social Português) abriu uma secção de Blogs em simbiose mutualista com o BSP; nesse contexto, venho convidar o blog TRIBUNA SOCIALISTA(http://blog-tribunasocialista.blogspot.com/) a participar nesta simbiose, que implica uma referência mutua de ambos os Blogs.
O BSP é um Blog alternativo, que posta informação relacionada com o altermundialismo, entremeada por opiniões pessoais e notas (que podem ser sobre botânica, ecologia, música tradicional ou mesmo gastronomia). Bons posts,

Paulo Pereira
Investigador: Ecologia numérica e Botânica. Músico. Actualmente no desemprego...

http://blogosocialportugues.blogspot.com/
http://www.pedexumbo.com/
http://www.cea.uevora.pt/umc

2004-01-13

IRAQUE: O RESSURGIR DO SINDICALISMO

A BATALHA é um bimestral de expressão anarquista. Entre 1919 até ao ínicio do período da repressão salazarista, foi o orgão da Confederação Geral do Trabalho, a central sindical dos trabalhadores portugueses durante a chamada 1ª Republica. Nela convergiam as correntes anarquista, anarco-sindicalista e sindicalista revolucionária.

A BATALHA já não está ligada a nenhum sindicato ou central sindical. É, no entanto, um periódico que merece ser lido e, porque não, discutido.

Consideramos que o movimento anti-capitalista e socialista só tem a ganhar com o diálogo entre as correntes marxistas e anarquistas. Umas e outras podem enriquecer a definição de uma alternativa socialista libertária à globalização capitalista. Uma alternativa que deve beber no anti-autoritarismo e na espontaneidade dos movimentos populares, a capacidade para rejeitar todas as formas de deformações do socialismo que a História vai registando!

Lá porque os velhotes Carlos e Miguel nunca se entenderam, não quer dizer que, no século XXI, os seus herdeiros não se possam entender ou, pelo menos, dialogar calmamente na crista da onda anti-capitalista contra a globalização liberal!!

O número 202 que saíu por estes dias, incluí um artigo traduzido do portal http://www.socialistworker.org/2003-2/474/474_06_iraquiUnion.shtml intitulado IRAQUE:O RESSURGIR DO SINDICALISMO.

David Bacon, um jornalista que foi ao Iraque acompanhando uma delegação de militantes sindicais norte-americanos e franceses, relata que "O que realmente me emocionou foi ver que em condições extremamente difíceis, quase inimagináveis, os trabalhadores não esperaram um minuto para principiar a organizar-se".

O relato deste jornalista não veio publicado em nenhum jornal ou telejornal. É um relato que fala, no Iraque, de heroísmos de trabalhadores de todos os tempos que sempre souberam com a sua luta manter a esperança por outra vida e outras realidades, bem viva.

"No entanto, em relação aos sindicatos, as autoridades de ocupação encontraram,segundo Bacon, uma lei "votada" durante o regime de Saddam Hussein de que gostaram - a lei de 1987, que diz: "quem trabalha para uma empresa estatal é considerado funcionário público." O que significa que os trabalhadores da indústria petrolífera iraquiana, por exemplo, estão legalmente proibidos de formar um sindicato - lei da era Saddam que as autoridades norte-americanas se recusam a formular"

A BATALHA pode ser pedida para a Rua Marquês de Ponte de Lima, 37-2ºD, 1100-337 Lisboa. O e.mail talvez possa ser caminho para se fazer o pedido: jornalabatalha@hotmail.com

2004-01-12

FIDEL CASTRO TAMBÉM TEM MEDO NA INTERNET...

O Público de hoje (12 de Janeiro) noticia "FIDEL CASTRO IMPÕE LIMITES AO ACESSO À INTERNET".

O título é esse e a notícia, subscrita pelo jornalista Jorge Heitor, começa assim "Uma nova lei agora aprovada em Cuba torna mais dificil para a maior parte dos cidadãos o acesso à Internet, que fica reservado a funcionários públicos, funcionários do Partido Comunista e médicos. A legislação diz que a empresa estatal, a Etecsa, utilizará meios técnicos para impedir o livre acesso a um meio de comunicação que não agrada muito ao regime, instaurado há 45 anos por Fidel Castro, que derrubou outro ditador, Fulgêncio Baptista."

É claro que não foi Fidel Castro que derrubou o ditador Fulgêncio Baptista. Não foi sequer o ditador Fidel Castro. Fidel era com muitos outros, alguns (cada vez em maior número!) mais um dos que lançaram a ofensiva popular que derrubou a marionete dos americanos, o ditador Baptista, e ousaram construir colectivamente um país novo onde a liberdade, os direitos democráticos eram afinal a semente para uma verdadeira transformação socialista!

O ditador Fidel foi surgindo aos poucos ...

Talvez o bloqueio do imperialismo americano tenha apressado as coisas, mas Fidel e o seu partido foram, inicialmente, lentamente cedendo ao caminho da repressão sobre os companheiros que pensavam de maneira diferente, para depois, e, hoje em dia, rápidamente transformarem Cuba na repetição de totalitarismos que usam abusivamente o socialismo como máscara!

O socialismo precisa de democracia como o corpo humano precisa de oxigénio! Para Fidel e os seus seguidores, já deixou de ser assim há muito.

Esta notícia do Público é esclarecedora ... além do mais é um atestado de menoridade a todos os militantes de esquerda, socialistas, comunistas e anti-capitalistas que do lado do Ocidente capitalista conseguem na Internet e com a Internet mobilizar, divulgar e também lutar contra o liberal-capitalismo globalizado!

Porque será que Fidel duvida tanto da capacidade da maioria dos seus compatriotas para usarem a Internet como mais um veículo de luta contra o bloqueio imperialista, pelo socialismo? Será que afinal as grandes manifestações e comícios do regime cubano são sómente ... fachada, encenação???

Porque não poderão também usar a Internet como simples meio de informação e de comunicação ... será que os cubanos ainda são assim tão influenciáveis à propaganda imperialista ? ...

O artigo do Público termina "Se acaso Fidel ficar incapacitado, tem já como seu sucessor designado o próprio irmão, general Raul Castro, de 72 anos, vice-presidente dos Conselhos de Estado e de Ministros e ministro das Forças Armadas".

Dir-se-ia que a monarquia norte-coreana começa a não estar sózinha nos métodos que escolhe para prolongar o reinado...